Como evitar lesões nos treinos

Buscando superar limites, atletas amadores e profissionais treinam pesado várias horas em seu dia e vários dias por semana. Criando assim uma grande carga de treino que pode prejudicar seu rendimento. Uma boa maneira para se treinar, é intercalar treinos fortes, moderados e leves, ajudando na recuperação, evitando lesões e desgaste físico. Como muitos são contrários ao descanso total, torna-se viável a pratica do repouso ativo, que além de ajudar na recuperação deixa a ótima sensação de treino feito.
Outro ponto importantíssimo para atletas principalmente amadores e iniciantes, são os sinais que seu corpo lhe mostra, exemplo: pequenas lesões, perda de apetite, cansaço anormal, irritabilidade, excesso de dores musculares e mau humor. Estes são apenas alguns dos sintomas que o over training (treinar mais que o seu corpo suporta) podem apresentar.
Sendo assim, um bom planejamento, seguir uma rotina de treino planejada, buscar ajuda profissional e atentar-se em sinais que seu corpo lhe mostra, torna-se o segredo para uma boa sequência de treinos de qualquer atleta.