Dicas para alimentação de triatletas

Podemos dizer que no triathlon a nutrição é tão importante quanto as 3 modalidades. Encontramos no mercado uma grande variedade de suplementos, vitaminas e segredos mágicos revelados por amigos que dizem ser a dieta perfeita. Porem nada substitui uma alimentação regrada, variada e consciente. Aqui vão algumas dicas para ajudar um triatleta com sua alimentação.
Hidratação:
Esta não deve ser feita apenas durante o treino e sim ao longo do dia, orienta-se a ingesta de 1 a 1,5 litros de água em pequenas quantidades ao longo do dia, evitando sucos industrializados e refrigerantes. Em dias de treino e calor excessivo, deve-se aumentar a ingesta liquida diária.
Peso:
Mesmo que queira perder peso, você não deve ficar sem alimentar-se, pode começar a diminuir exageros e moderar as quantidades nas refeições, porem não deixe de realizar as refeições diárias. Elas que lhe fornecem a força e resistência necessária para seu treino.
Refeições:
Uma boa maneira de preparar suas refeições, é deixar fracionada para alguns dias, assim evita de passar muito tempo na cozinha e não tem a desculpa de comer qualquer coisa substituindo uma boa alimentação.
Alimentos:
Baseia-se em ingerir uma grande variedade de alimentos sem restrições. No decorrer do dia, dar preferência para frutas, vegetais e legumes. Cuidando para não exceder o consumo de calorias diárias, preferir carne branca e peixe e evitar bebidas alcoólicas.
De maneira geral é importante se programar para alimentar-se bem, seguir refeições diárias, não esquecer da alimentação durante os treinos, cuidar com hidratação e seguir orientação profissional.
Bons treinos!

Eduardo da Silva Nunes