O que preciso para meu primeiro triathlon

Com o passar dos anos o triathlon vem perdendo a imagem de super atletas, pessoas de ferro, que aguentam todo o sofrimento do mundo nas costas sem queixar-se de nada. O número de adeptos aumentou muito, pois a busca por um maior desafio e uma realização pessoal, vem ganhando força. Nosso esporte não é de todos o mais barato, porem também não precisamos gastar todas nossas economias para nossa primeira prova, pois seu primeiro triathlon sempre deve ser encarado como um teste pessoal, para que você descubra se ama ou não este esporte. Aqui vão algumas dicas do mínimo que você precisa para fazer sua primeira prova de triathlon.

Para ingressar em sua primeira prova, é necessário que o triatleta esteja em boas condições de saúde autorizado por seu médico e apresente algum domínio na agua, não precisa ser um grande nadador, porem precisa manter a calma para que com o tumulto da largada não entre em desespero, sofrendo mais do que deve. Para a natação os itens são poucos, pois a touca geralmente é fornecida no kit do evento, faltara apenas óculos de natação e caso a prova escolhida ocorra nos meses de frio, você vai precisar de uma roupa de borracha devido a baixa temperatura da agua. Portanto, tratando-se de primeira prova e economia, os meses mais quentes são uma boa opção. Indica-se também que você posicione-se nos fundos do pelotão, pois o alvoroço da largada pode lhe atrapalhar.

largada triathlon

Vencendo a primeira etapa da história, você vai para a transição, onde encontrara sua bicicleta, capacete, óculos e sapatilha que pode ser substituída por seu tênis de corrida devido adaptação. Como você está começando no esporte, não se faz necessário comprar a melhor das bicicletas.

bike triathlon

O mais importante neste início é sua segurança e conforto. Procure em várias lojas, empreste de algum amigo e analise o custo benefício do que estará comprando, caso após a prova você desistir e decidir vender o valor sempre será inferior ao que foi pago. Nunca esqueça seus itens de segurança, capacete duro e sempre afivelado durante o pedal e óculos de proteção.

segurança ciclismo

Concluindo mais uma etapa, resta apenas a corrida. Para alguns é a melhor parte da prova, já para outros é um sofrimento, pois tudo que se gastou de energia durante a prova é cobrado nesta etapa.

corrida

Com o fim do ciclismo você retornara novamente para área da transição, além dos itens citados anteriormente, você também deixara seu par de tênis e número de identificação do atleta. O tênis pode ser o mesmo que você usa para seus treinos, pois já está acostumado com ele e evitara machucados. Para o número de identificação do atleta muito se usa a fita de número.Ela é pratica e não atrapalha em nada na corrida.

fita de numero

Muito importante é que você faça sua primeira prova com calma, sem pensar em tempos, resultados ou classificação. Faça com alegria, aproveitando todos os momentos e lembre-se o que realmente importa é terminar bem!

Eduardo da Silva Nunes