Triathlon Eco Cascavel 2017

Nascida de um projeto consistente entre o Centro Universitário FAG e o 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, Paraná, a 3ª edição do Triathlon Eco Cascavel está marcada para o dia 15 de outubro. A prova, emergente no cenário do Triathlon nacional, ganhou força e corpo pela relevância das instituições que a organizam. Para os atletas interessados em participar desse desafio, o prazo para se inscrever está se esgotando: termina no dia 30 de setembro.
A prova consiste em 750 metros de natação, 20 quilômetros (4 voltas de 5 quilômetros cada) de ciclismo num circuito de asfalto perfeito, completamente fechado para a prova, e 5 quilômetros de corrida, em um trecho em boa parte sombreado. Tudo isso tendo como cenário o Lago Municipal de Cascavel, oeste do Paraná, a maior reserva ecológica urbana do sul do Brasil. São quase 117 hectares, dos quais 60 são de mata nativa e 39 hectares de lâmina d’água. Uma prova para celebrar o meio ambiente e o esporte. Junta-se à beleza do palco do evento a excelente estrutura de staff e organização.
Para 2017, há várias novidades em relação às edições anteriores. A primeira é a estreia da categoria “Elite”, separada do Age Group, com uma premiação significativa entre as provas de Triathlon nacional: R$ 14.500,00. Atletas do Age Group podem escolher entre as opções de prova: individual nas categorias “Speed” Masculina e Feminina, “Mountain Bike” Masculina e Feminina, e o revezamento, que deverá ser composto por três atletas obrigatoriamente, podendo ser misto (masculino e feminino). Outra mudança será no percurso da categoria “Mountain Bike”, que neste ano será cross, usando trilhas da reserva ecológica do Lago Municipal. As alterações são fruto da visão dos organizadores, que trabalham por um legado esportivo de longo prazo.
O evento deste ano é federado e vale pontos para o Campeonato Paranaense de Triathlon. Está no projeto a inserção da prova em distância olímpica, tendo como meta sediar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil do esporte. Como forma de divulgação da modalidade e também uma demonstração do crescimento da prova, a 3ª edição será transmitida ao vivo. A prova poderá ser assistida pelo Facebook, Youtube, Portal Catve, e pela televisão, nas emissoras Catve e E-Paraná, contando com diversos ângulos do evento, narração e comentários de especialistas.
As inscrições são limitadas. Na edição de 2016, o número se esgotou. Foram 300 atletas, além de um público expressivo como espectador no Lago Municipal, deixando o clima do evento ainda mais acolhedor. Para 2017, as últimas vagas estão disponíveis, e já estão entre os atletas confirmados: Francisco Viana, Vitor Cardoso, Fellipe Santos e Bruno Matheus, além de competidores da Argentina e do Paraguai. Mais informações e inscrições pelo site: www.ecocascavel.com.br